Procuras um gestor de tráfego? | Rodolfo Cardoso

Gestão de Tráfego

Gestor de Tráfego

⏱ Tempo Leitura: 3 MIN

O que é gestão de tráfego?

Esta é uma pergunta que oiço várias vezes (*), pelo que decidi escrever este artigo como resposta.

Mas em primeiro lugar, importa esclarecer o que é tráfego: é o fluxo de visitantes que chegam ao teu website vindos de um ou mais canais digitais (Facebook, Twitter, Youtube, Newsletter, etc.). A gestão de tráfego é dessa forma, o acto de gerir as acções que permitam que isto aconteça.

Este artigo podia ficar por aqui, mas há muito mais para explicar. Por exemplo, o que faz em concreto um gestor de tráfego? Onde posso encontrar um? Porque deve a minha empresa / projecto contratar um gestor de tráfego? A resposta a estas e outras perguntas de seguida.

O que é um gestor de tráfego?

Um gestor de tráfego é alguém qualificado para gerir os diferentes canais digitais da tua empresa, que pode ter especialização num canal ou em vários. As suas principais tarefas passarão pela criação de conteúdos e/ou campanhas que permitam levar até ao teu website mais visitas. No fundo, alguém responsável por aumentar as tuas vendas.

Na maior parte dos casos, um gestor de tráfego é especializado num canal em concreto. Por exemplo, um gestor de tráfego especializado em anúncios de Facebook e Instagram, apenas desenvolve campanhas de publicidade para estas duas plataformas.

O que um gestor de tráfego não faz?

Ele é responsável por criar as campanhas, de gerir as mesmas, segmentar audiências, monitorizar o seu desempenho e apresentar os relatórios de perfomance. Mas não é responsável por criar conteúdos para as plataformas. Não escreve publicações ou responde a comentários. No entanto, pode sugerir e dar recomendações sobre o que o gestor de redes sociais pode fazer para melhorar os seus resultados orgânicos (não pagos) e consequentemente, aproveitar isso para campanhas pagas.

Porque preciso de um gestor de tráfego?

Recorrer a um gestor de tráfego é dar um salto em termos de competitividade. Estás a delegar, a confiar, em alguém qualificado e especializado na gestão de uma parte muito importante do teu projecto / negócio: as visitas ao teu website.

Há muitos projectos / negócios que são geridos com sorte, mas aposto que não é isso que tu queres para o teu.

Contratar um gestor de tráfego, é mais do que pagar a alguém para gerir as tuas campanhas, é criar uma relação de parceria. Um bom gestor de tráfego irá reunir contigo para entender o teu projecto / negócio, para alinhar ideias, para estabelecer objectivos, para estar mais próximo de ti.

Um bom gestor de tráfego irá dar-te feedback regular sobre as tuas campanhas, o que está a acontecer, o que pode ser melhorado, o que tu podes e deves de fazer de forma orgânica (não paga) para aumentar os teus resultados.

Encontrarás neste um parceiro preocupado com o teu sucesso, com o teu crescimento. Um profissional que irá estar em constante formação e a procurar as melhores práticas. Um investimento, de tempo e dinheiro, muitas vezes impensável para ti.

Ele será um pilar essencial para o crescimento do teu projecto / negócio online.

Onde posso encontrar um gestor de tráfego?

Existem vários websites onde podes encontrá-los, exemplo do Workana ou Freelancer.com, podes ainda pedir referências a amigos ou podes falar directamente comigo. Sim, eu sou gestor de tráfego e terei todo o gosto em discutir contigo uma eventual parceria.

Acredita, escolher trabalhar com alguém com as qualificações necessárias e experiência, irá fazer toda a diferença.

*Brincadeira, nunca ninguém me perguntou isto. Mas era uma forma perfeita para começar este artigo.

4 Comments

  1. Mais uma vez excelente artigo, Rodolfo, gostei muito de ler.
    Ao ler esta frase queria-te questionar: “Mas não é responsável por criar conteúdos para as plataformas. Não escreve publicações ou responde a comentários”
    Quem responde a comentários ou a publicações será um community manager, no sentido em que gere uma comunidade? E deve ser diferente de um gestor de redes sociais?
    Que te parece estas definições “chatas” de vários papeis na área do marketing digital?

    1. Obrigado pelo teu comentário Rita.
      Eu acho que um community manager / gestor de redes sociais deverá ser o responsável pela criação e gestão da comunidade. O gestor de tráfego será responsável por gerir as campanhas, será alguém com um perfil de maior experiência / conhecimento.
      Quanto às diferentes definições (gestor de redes sociais ou community manager), não vejo grande diferença em termos de funções, acho que é apenas uma questão de preferência (português ou inglês). Mas admito que possa estar errado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *