Review Livro "Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios" - Rodolfo Cardoso

Review Livro “Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios”

Luciano Larrosa Review Livro "Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios"

⏱ Tempo Leitura: 5 MIN

Já aqui vos trouxe o tema Gestão de Tráfego. Um tema cada vez mais importante face ao crescimento das compras online e da necessidade de muitos negócios apostarem definitivamente numa presença digital. Mas hoje trago-vos uma recomendação de leitura muito útil, falo do livro “Instagram, WhastsApp e Facebook para Negócios” do Luciano Larrossa, ou Tio Lu como é conhecido por aqueles que o acompanham online.

Este livro reúne uma série de informações práticas de como poderemos usar estes canais – Instagram, WhatsApp e Facebook – para aumentar as vendas e consequentemente os lucros dos negócios.

O Luciano Larrossa é um dos maiores especialistas em anúncios de Instagram e Facebook no mercado de língua portuguesa, já geriu mais de 2 milhões de euros em anúncios para os seus clientes e ajudou centenas de alunos nos seus cursos. Recentemente lançou a sua mentoria, da qual faço parte e vos garanto – a todos os que querem aprender mais sobre esta área – vale cada cêntimo.

O que esperar deste livro?

O livro está organizado em 3 partes, num total de 21 capítulos:

  1. Os primeiros passos nas suas redes sociais
  2. Divulgar as suas redes sociais gratuitamente
  3. Algoritmo das redes sociais: como funciona?
  4. Como Analisar as estatísticas das suas redes sociais
  5. Treze ideias de publicações para fazer nas suas redes sociais
  6. Transmissões ao vivo: como usar para gerar vendas
  7. Como fazer vendas pelo Whatsapp?
  8. Os primeiros passos nos anúncios
  9. Pixel do Faxebook
  10. Público Personalizado
  11. Público Semelhante: o que é?
  12. Público guardado e o conceito de público frio, morno e quente
  13. Conversões personalizadas
  14. Gestor de anúncios: outras funcionalidades
  15. Análise de relatórios
  16. Regras para aumentar o sucessos dos seus anúncios
  17. Gestor de negócios: como funciona?
  18. O que eu faria se…
  19. Glossário de anúncios: o que precisa de dominar
  20. Aplicações para utilizar nas suas redes sociais
  21. Gestor de tráfego: a profissão do futuro

O primeiro capítulo centra-se na configuração das suas contas. Como criar uma página de Facebook e Instagram, o que ter em consideração, quais as várias opções de personalização, etc. Conteúdos bastante úteis para quem está a começar ou quer melhorar a sua presença nestas redes sociais.

No segundo capítulo o Luciano partilha algumas ideias de como poderemos promover a página gratuitamente e com isso aumentar o número de seguidores. Mas mais do que isso, ele explica-nos o perfil do novo utilizador online (consumidor 4.0) e o que ele espera das marcas. É um capítulo interessante para reflectir sobre qual a estratégia da tua marca neste momento e o que podes fazer de diferente.

A culpa é do algoritmo. Quem trabalha em marketing digital já ouviu muitas vezes esta “desculpa”, mas eu prefiro ver de outra forma. O algoritmo é uma oportunidade para melhorar a experiência do utilizador numa rede social, foi precisamente por isso que foi criado. Saber como podemos tirar proveito dele, como funciona, etc. dá-nos uma vantagem competitiva. No terceiro capítulo, são várias as dicas nesse sentido.

Quais são as estatísticas mais importantes? No capítulo “Como Analisar as estatísticas das suas redes sociais” irás descobrir quais as mais importantes e o que deves de ter em consideração. Para além disso, irás ainda aprender como podes melhorar os resultados de algumas destas métricas.

Um dos maiores desafios de quem gere uma rede social, ou várias, passa por ter ideias para criar conteúdos. A tua sorte é que no quinto capítulo tens 13 sugestões de conteúdos que podes criar. Na verdade, tens treze sugestões e mais umas ideias adicionais. Não vou partilhar nenhuma para não ser “spoiler”.

As transmissões ao vivo, ou lives, têm crescido imenso nos últimos meses. É verdade que a situação que vivemos promoveu esse crescimento, mas não deixa de ser um formato a explorar. No sexto capítulo vais entender como o podes fazer (inclui sugestão de aplicações) e como melhorar a sua performance.

O sétimo capítulo é dedicado a algo que em Portugal ainda não tem muito impacto, as vendas pelo Whatsapp. No entanto, é importante que entendas o potencial desta ferramenta e o que podes evitar agora. Sim, porque é provável que uses o Whatsapp para comunicar com os teus clientes / comunidade e que estejas a fazer alguns erros.

Entramos na segunda parte do livro e o seu primeiro capítulo, o oitavo do livro, é dedicado aos primeiros passos nos anúncios. Este é o capítulo mais longo do livro, mas do qual irás tirar muitos e bons ensinamentos. É literalmente um passo-a-passo para criares o teu primeiro anúncio. Seguindo tudo o que ali está não há como errar.

O Pixel do Facebook. Eu diria que o Luciano deveria de disponibilizar este capítulo de forma gratuita, já que há tanta gente que comete o erro de não usar esta ferramenta tão importante. Não me vou alongar muito sobre este tema. Mas aqui, mais uma vez, temos um tutorial para o usar da forma mais correcta.

Os capítulos seguintes, do décimo ao décimo segundo, analisando 3 tipos de públicos que poderás usar nos anúncios. Já o décimo terceiro, fala sobre as conversões personalizadas, outro aspecto importante para quem cria e gere anúncios. São capítulos com uma linguagem simples e acessível, apesar de poderes pensar o contrário.

No capítulo seguinte ficamos a conhecer outras funcionalidades disponíveis no gestor de anúncios, como por exemplo a criação de regras. Estas regras podem, em algumas situações, significar a poupança de algum dinheiro.

Se já criaste anúncios sabes que um dos aspectos mais importantes passa pela análise da performance dos mesmos. No capítulo “Análise de relatórios”, tens um guia completo do que deverás de ter em consideração para criares o teu relatório personalizado.

E como é que podes aumentar o sucesso dos teus anúncios? Seguindo as 14 regras apresentadas no capítulo dezasseis. Podes vê-las como regras, ou mais uma vez, como ideias para criares anúncios com maior sucesso.

O capítulo “Gestor de negócios: como funciona?” é um breve resumo de como funciona esta ferramenta do Facebook e é bastante útil para quem gere mais do que uma página / conta de anúncios.

Este é, diria eu, um dos capítulos que irá ser mais lido no livro. Acredito até, que muitas das pessoas que comprem este livro comecem por ler este capítulo. Nele o Luciano coloca-se no papel de alguém que tem um ecommerce, um negócio local, entre outros cenários. A sua ideia é demonstrar de uma forma prática o que podes fazer, e como, em cada uma destas realidades. Excelente ideia!

Pode parecer simples e até mesmo óbvio, mas é importante. O capítulo “Glossário de anúncios: o que precisa de dominar” é praticamente serviço público.

A terceira parte deste livro é o “mãos na massa” do mesmo. Num dos seus capítulos irás encontrar uma lista de aplicações e ferramentas que poderás usar para gerir e optimizar o teu tempo na gestão das tuas redes sociais. No último capítulo do livro, ficarás a conhecer melhor o porquê do Gestor de Tráfego ser a profissão do futuro.

Para além de tudo isto, como se não chegasse, com este livro vêem vários bónus, como o acesso a software e aplicações que ascendem a um valor superior a 400 euros.

Em resumo, eu diria que este livro é um verdadeiro manual de boas práticas para quem quer começar ou melhorar a sua presença nas redes sociais. Com um foco muito grande nos anúncios, que no fundo são um dos aspectos mais importantes para quem tem negócios online, o livro permite dar um salto em termos de conhecimento. O Luciano Larrossa conseguiu compilar da melhor forma as principais dicas que partilha, todas as semanas nos seus lives e todos os dias na sua mentoria.

Podes comprar o livro aqui ou aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *