O que é afinal Coaching? | Rodolfo Cardoso

Simplificando o Coaching

⏱ Tempo Leitura: 5 MIN

Coaching é um processo de desenvolvimento no qual o coach ajuda o coachee (pessoa que recorre ao coaching) a alcançar um determinado objectivo, num período de tempo definido. Esse poderá ser uma capacidade técnica ou um processo em concreto. Através de questões e tarefas, o coach permite ao coachee, ter um melhor autoconhecimento, uma maior consciência das suas capacidades e valores.

Feita a devida apresentação é importante responder algumas questões que surgem quando falamos em coaching. Este artigo serve essencialmente para quebrar com alguns mitos e crenças que existem sobre o coaching.

Mas o que faz um coach?

O coach é um profissional que te irá ajudar a melhorar algo na tua vida. Um coach ajudar-te-á a atingir o teu objectivo de uma forma estruturada. Mas um coach não irá fazer o trabalho por ti.

Tal como um treinador desportivo não vence as provas, mas ajuda o seu atleta a desbloquear o seu potencial, o coach vai ajudar-te a entender o que precisas para chegares onde te propões.

Porque preciso de um coach?

Se pretendes melhorar o teu desempenho em alguma área da tua vida ou tens um objectivo em concreto a alcançar, um coach poderá ajudar-te a fazê-lo de forma mais organizada, estruturada e consistente.

Por exemplo, se pretendes mudar de carreira profissional, um coach pode ajudar-te a melhorar o teu CV, o teu comportamento em entrevista, etc. Ou se pretendes criar o teu próprio negócio, um coach pode ajudar-te a estruturar a tua ideia e todos os aspectos da mesma.

Só deves recorrer a um coach se estiveres mesmo comprometido em alcançar o sucesso. Um processo de coaching não funciona sem o total empenho do coachee.

Recorrer ao coaching é garantir o equilíbrio

Muitas das vezes estabelecemos objectivos irrealistas, na maior parte dos casos por falta de conhecimento. Queremos tudo, o mais rápido possível, e acabamos por falhar. Recorrer ao coaching permite acelerar o teu progresso.

Com o apoio de um coach irás entender como estabelecer e perseguir os teus objectivos de uma forma equilibrada. Mantendo a harmonia entre vida pessoal e profissional.

Por vezes, o nosso maior inimigo somos nós. Um coach dar-te-á um ponto de vista imparcial e uma crítica construtiva. Terás nele um apoio importante para manter o teu foco, a tua motivação.

Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.

Clarice Lispector

Esta citação de Clarice Lispector é sobejamente conhecida e resume bem uma das grandes vantagens do coaching. Escolher trabalhar com um coach é encontrar um parceiro a que irás reportar o teu progresso. Alguém a quem terás de prestar contas. Em inglês o termo utilizado é accountability, não existe uma tradução directa, mas podemos definir como “responsabilização” e é isso que irás encontrar num processo de coaching.

Mas é importante distinguir o Coaching da Mentoria

Começo por definir a mentoria. É um processo onde duas pessoas, mentor e mentorado (ou mentee) trocam conhecimentos. O mentor, com mais experiência e conhecimento orienta o mentorado no desenvolvimento da sua carreira, por exemplo. Nesta relação, ambos possuem níveis de experiência diferentes.

Ao contrário do coaching, que recorre a perguntas e onde o coach não precisa de ter experiência na área do seu cliente, a mentoria foca-se no diálogo. O objectivo é o de transmitir conhecimentos e dar orientação. O coaching é um processo que ajuda a pessoa a agir, a optimizar e entender o seu potencial, procura que o coachee saia do estado atual de forma a alcançar os seus objetivos.

Já a mentoria, é direcionada para a orientação profissional e pessoal, o mentor tem um elevado nível de experiência, com sustentação teórica e prática para auxiliar uma pessoa menos experiente.

Agora é o momento de escolher

Chegado o momento de escolher um coach tem em consideração o seguinte:

  • Qual o seu estilo de coaching?
  • Quais as referências que tens desse coach?
  • O coach já ajudou outras pessoas com objectivos semelhantes ao teu?
  • Os seus anteriores clientes alcançaram o que pretendiam? Tiveram sucesso?

Serei eu o coach que procuras?

Terminei no final de 2020 a minha certificação em coaching e comecei a acompanhar algumas pessoas. Entendi que a área na qual me sentia mais confortável a trabalhar estava ligada ao desenvolvimento de carreira. A melhoria de processos de trabalho.

Nesse sentido, decidi desenvolver um programa muito específico e concreto o PG21. Este foi lançado a pensar nos objectivos que todos os anos, à meia noite do dia 31 de Dezembro, dizes que irás fazer e que acabas por deixar cair por terra. Quero com este programa ajudar-te a alcançar os mesmos.

Ao longo de 3 meses, realizo 6 sessões de coaching onde te ajudo a definir, estruturar e trabalhar os teus objectivos. Queres saber mais? Visita aqui a página do programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *