fbpx

Os 6 Problemas da Produtividade em 2022

São muitos os conteúdos que temos hoje ao nosso alcance sobre Produtividade. Aqui mesmo, no meu site, falo e partilho alguns desses conteúdos.

Sobre o tema já li alguns livros, vi muitos vídeos e li ainda mais artigos. É fácil entrar num ciclo em que procuramos diariamente sermos melhores.

Vivemos hoje num mundo em constante comparação com os outros. Assistimos às suas conquistas e feitos nas redes sociais, mas não vemos tudo. Mas o pouco que vemos coloca em causa tudo o que nós fazemos. Começamos a pensar como poderíamos fazer mais e melhor.

Procuramos conteúdos, fórmulas, segredos. E, muitas das vezes, acabamos na promessa da produtividade.

Mas acredito que importa parar um pouco e reflectir. E se eu puder contribuir para essa reflexão, deixo-te 6 ideias para olhares para a produtividade de uma forma equilibrada.

Uma única prioridade.

Define para o teu dia apenas um objectivo. Uma tarefa. Não importa definires várias tarefas e teres uma to-do list enorme ao teu lado, simplesmente não vais conseguir terminar (pelo menos todos os dias). Por isso, define apenas aquilo que é mais importa, o que fará a diferença. Após a alcançares não comeces mais nada. Aproveita o tempo para ti.

O teu método.

Experimenta diferentes formas de organizares o teu trabalho, a tua vida. As metodologias e ferramentas que vês outros usarem podem não te servir. Somos únicos e a experimentação é fundamental. Não tenhas problema de mudar quando entenderes que não é a forma mais prática ou correcta de o fazer.

A verdadeira prioridade.

São muitas as vezes que oiço “não tenho tempo para isso”. Mas… Tu és a prioridade. Cuida de ti. Vai treinar. Lê um livro. Vai jantar com os amigos. Sair à noite. Vai ao cinema. Não tem de ser tudo trabalho.

O teu bem estar é mais importante. Só vais ser produtivo se tiveres os teus momentos. Se cuidares de ti. Se calhar… Se não fizeres nada.

Não fazer nada.

Nem tudo tem de ser uma competição. Arranja tempo e espaço para fazeres o que gostas. Para não fazeres “nada”. Não julgues esse tempo como perdido. Se decides fazer binge-watching de uma série não te sintas mal por isso. Esse foi o teu tempo e estiveste a fazer o que gostas.

Se podias estar a fazer algo mais “produtivo”? Sim, é provável. Mas quando é que te irias divertir?

Objectivo e o resto.

Sim, importa ter objectivos. Mas mais importante é ter um processo. Queres perder peso e defines um valor e data para o alcançar. Chegado ao dia não conseguiste. Queres mudar de emprego / carreira, mas ao final de alguns meses continuas no mesmo sítio. Que importa?

Pensa no que mudou ao longo desse tempo. Nos novos hábitos que criaste, na pessoa que eras e és agora. O destino (objectivo) é importante, mas mais importante é aproveitar a viagem (processo).

Precrastinar.

É muito comum e normal falarmos da procrastinação. O hábito de ir adiando as decisões / acções até serem possíveis. É algo que conduz muitas vezes a procurar mais informação sobre produtividade. Mas a sua antítese é também ela importante e preocupante.

Precrastinar é a tendência para procurar resolver problemas / tarefas na primeira oportunidade. Queremos evitar emoções negativas e procuramos as “vitórias rápidas” em vez de adiar essas tarefas em favor de tarefas mais importantes. Este comportamento conduz-nos muitas vezes a mais stress e fadiga. Não queiras mudar tudo e fazer tudo já. A calma e reflexão são fundamentais para tomar boas escolhas e lembra-te: todos temos o nosso tempo e ritmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *