fbpx

A Hora do Email Marketing

⏱ Tempo Leitura: 7MIN

Arrisco-me a dizer que o Email Marketing é a ferramenta mais superestimada do panorama digital. Muitas vezes condenada à desgraça, muitas vezes anunciado o seu fim. Mas as notícias parecem ser outras…

Newsletters could be the next (and only) hope to save the media
Journalists Are Leaving the Noisy Internet for Your Email Inbox

De repente, ou talvez não, o Email Marketing pode até ser a tábua de salvação para muitos media ou mesmo uma alternativa para os jornalistas que procuram maior liberdade de expressão.

De acordo com o report do Content Marketing Institute, os profissionais de marketing classificaram as newsletters como a melhor forma de nutrir leads (manter e/ou aumentar a relação com potencial cliente). Já segundo o report da Litmus “2020 State of Email“, 78% dos profissionais de marketing indicam um aumento do engage por email nos últimos 12 meses.

Caso não o fizesse, parece-me neste momento óbvio, que deve considerar o uso de Email Marketing na sua estratégia de comunicação. Para ajudar, criei este artigo que pretende ser um guia prático e simples, para quem quer entender melhor o Email Marketing, o seu potencial e por onde começar.

E afinal… O que é Email Marketing?
É a utilização do email em campanhas de marketing digital, com o objetivo de criar e manter o relacionamento com clientes e/ou potenciais clientes. Todas as newsletters que recebe diariamente, semanalmente, ou em que periodicidade seja, são campanhas de email marketing – que espero eu – façam parte de uma estratégia global de comunicação com o cliente ou potencial cliente.

Qual a sua vantagem?
Na verdade, são várias as vantagens de usarmos o email como forma de comunicarmos com os nossos clientes. É um meio menos intrusivo que os ads, tem um custo baixo e o seu envio pressupõe prévia autorização do receptor (cliente).

A forma como captou o email do seu cliente é importante para a sua taxa de sucesso. Pelo que deve de avaliar a sua mensagem à luz dessa informação. Ou seja, um cliente que subscreve procurando um desconto, terá um comportamento diferente de um que subscreve porque quer receber as suas novidades.

Qual a importância na minha estratégia?
Estamos habituados a usar várias aplicações de comunicação (Whatsapp, Facebook Messenger, Telegram, etc.), mas o email continua a ter uma presença diária nas nossas vidas. Podemos até considerá-lo a “chave” da internet, já que em qualquer registo nos é solicitado o nosso email. Logo, é falso dizer que o email é uma ferramenta ultrapassada.

O email marketing enquanto ferramenta de comunicação, permite criar uma relação de maior proximidade com o cliente. Pode até ser uma ferramenta preponderante para o aumento das vendas e fidelização do cliente. É bem provável que já tenha recebido aquele email a relembrar o carrinho abandonado (aumento de vendas) ou aquele outro a oferecer um desconto pelo seu aniversário (fidelização).

Um dos grandes desafios, em qualquer estratégia de email marketing, é entender como construir ou aumentar a base de dados. 

Como criar ou aumentar a minha base de dados?
São várias as ideias que pode usar para criar ou aumentar a sua base de dados, partilho algumas:
Oferta de um desconto
Oferecer um desconto no seu produto ou serviço é a forma mais simples e rápida de crescimento da sua base de dados. No entanto, nem toda a gente pode estar ainda motivada para a compra, logo não terá interesse nesta “troca”.

Oferta de um ebook
A oferta de um ebook, sobre um tema relevante para a sua audiência, pode ser uma forma de criar uma base de dados interessada no seu produto. Pense nos conteúdos do ebook de forma a salientar um problema da sua audiência e posicione o produto como a solução.

Programa de Referência 
Vou poupar as explicações e convidar a ler o artigo Marketing Referência, está lá tudo e eu diria que é uma das melhores ideias.

Realização de um passatempo
Quem nunca… Um clássico que resulta num crescimento rápido e, na maior parte dos casos, de baixo custo. No entanto, corremos o risco de ter uma audiência pouco interessada na nossa mensagem e que prejudica a qualidade da nossa base de dados.

Coloque um pop-up no seu site
Parece óbvio, mas nem sempre acontece. Há muita gente que prefere não incomodar os visitantes do seu site e com isso perde uma oportunidade de fazer crescer um importante canal de comunicação.

Para colocar em “acção” algumas destas ideias é importante termos as ferramentas para tal. Por isso eu compreendo que me pergunte…

Que ferramentas devo usar para crescimento da base de dados?
Como em tudo, são muitas as opções online para colocar em prática estas ideias e estas são as minhas sugestões:
OptinMonster
Uma das mais completas plataformas de conversão online. São várias as soluções que oferece para captar leads / emails dos visitantes do seu site.
Custo: Plano Basic desde 9$ mês para pagamento anual.

Sumo
Se quer um formulário simples e prático para o seu site é bem provável que encontre a solução aqui. Eu uso esta ferramenta.
Custo: Plano Grátis ou Pro por 39$ mês com funcionalidades extra.

KingSumo
Se o objectivo é criar um passatempo online viral, esta é a melhor solução que pode utilizar.
Custo: Aproveite a minha oferta de 10$, registe-se na AppSumo e consiga por apenas 39$ (valor inclui uso da minha oferta) acesso vitalício.

Mas tão importante, ou mesmo mais importante, que construir uma base de dados é escolher que plataforma utilizar para realizar os envios dos emails. Portanto…

Que plataforma devo escolher? 
Mailchimp
Uma plataforma simples e descomplicada para começar a enviar emails.
Preço: Grátis até 2000 subscritores | 9,99$ mês a partir dos 2001 subscritores

ConvertKit
Plataforma ideal para bloggers ou criadores de conteúdo que pretendem monetizar os seus conteúdos ou vender produtos digitais.
Preço: Grátis até 1000 subscritores | 29$ mês a partir dos 1001 subscritores

Sendfox
Se o objectivo é enviar emails o mais simples possível, esta pode bem ser a solução indicada.Preço: Grátis (restrições no número de envios) | 49$ plano vitalício até 5000 contactos

Existem muitas soluções no mercado, se quiser conhecer mais sugiro um tour por: Campaign Monitor, Revue, Constant Contact, MailjetSubstack, Buttondown, Egoi, entre outras.

Agora, se quer realmente aprender a sério, mais sobre Email Marketing, sugiro o Curso 100% Online sobre Email Marketing do Frederico Carvalho.

Para terminar, partilhar consigo um insight importante: A sua base de dados vai levar tempo a crescer. Haverá dias em que provavelmente nada acontecerá. Irá pensar se vale o esforço. Mas lembre-se, mesmo que esteja a enviar a newsletter para apenas 1 pessoa, é alguém interessado em ouvir a sua mensagem e que merece toda a tua atenção. A consistência e disciplina levarão ao sucesso.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *