Neuromarketing ou Psicologia Digital? - Rodolfo Cardoso

Neuromarketing ou Psicologia Digital?

psicologiadigital

⏱ Tempo Leitura: 2MIN

Tenho vindo a explorar e estudar um pouco mais sobre estes temas, ao longo desse processo, percebi que neuromarketing é algo utilizado maioritariamente por grandes empresas ou académicos.

Neuromarketing é a aplicação da neurociência ao marketing. Implica a utilização de imagens cerebrais, do uso de tecnologia própria – fMRI ou eye tracking, por exemplo – para leitura da atividade cerebral como resposta a produtos, embalagens, publicidade ou outros elementos.

Psicologia digital, ou psicologia web, será o termo mais correcto para descrever aquilo que muitos vendem como neuromarketing.

Uma das melhores definições que encontrei sobre Psicologia Digital diz-nos que “é a aplicação dos princípios da ciência comportamental nos meios digitais. Pesquisas mostram que a maioria dos princípios de influência, da psicologia pessoa-a-pessoa, também funciona na vertente computador-pessoa.”

Entender que uma determinada cor ou a localização de um botão numa página podem mudar a percepção por parte dos utilizadores, e consequentemente, os resultados é Psicologia Digital, não é Neuromarketing.

Publicado originalmente no meu LinkedIn, aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *