⏱ Tempo Leitura: 4 MIN
Chegamos ao final de mais um ano e é o momento de rever o que fizemos, o que gostaríamos de ter feito e o que queremos fazer no futuro.
Um dos clássicos nesta altura do ano são as listas de livros. Há muito boa gente que partilha quais os livros que andou a ler ao longo dos últimos 12 meses. Deixa uma review final e algumas sugestões de leitura para o novo ano.
Eu próprio já o fiz. Nos últimos anos penso que tenho partilhado sempre um TOP dos livros que li. É um exercício interessante, até porque nos permite valorizar aquilo que andámos a ler e obriga a rever algumas das notas desses mesmos livros. Por vezes, chego à conclusão que deveria de voltar a ler um ou outro livro. Ou porque não me recordo bem do que li, ou porque é efectivamente muito bom e merece uma segunda revisão.
Mas há algo que me preocupa. Sempre que vejo as listas de outras pessoas eu acabo por colocar na minha lista de desejos alguns desses livros. E essa lista não cresce apenas no final do ano. Ao longo do ano vou adicionando sugestões. Ou porque sigo o autor e valorizo o seu trabalho, ou porque ouvi num podcast um resumo / recomendação, ou por outro motivo qualquer. A lista não pára de crescer.
Para teres uma ideia, tenho neste momento cerca de 217 livros em “listas de espera”. E isto cria um problema: qual o próximo que devo ler?
Para fazer essa escolha procuro muitas das vezes a opinião de amigos e conhecidos que tenham lido determinado livro. Gosto sempre de ter a sua perspectiva sobre o mesmo. Mas como nas finanças, recomendar um livro pode ser pouco recomendável.
Todos temos diferentes expectativas, experiências e níveis de conhecimento. Por exemplo, um livro técnico pode ser uma incrível descoberta para alguém que está a começar numa área e bastante básico para quem trabalha há vários anos na área. Parece-me óbvio, mas fica esta nota importante, porque temos a tentação de recomendar o livro X a outra pessoa sem antes perceber o seu background e expectativas.
O (outro) problema é que nem sempre conheço alguém que tenha lido determinado livro. Mas calma, para tudo – ou quase tudo – há uma solução.
A internet está hoje cheia de locais onde outras pessoas partilham reviews de livros, o importante é descobrir os melhores locais. Por isso, partilho aqui 7 sites onde podem encontrar algumas boas recomendações, resumos e reviews.
Read This Twice
Que livro devo ler sobre Machine Learning? No site Read This Twice encontras uma lista de 76 livros recomendados sobre esse tema.
Mas melhor, sabes que livros recomenda Bill Gates, Oprah Winfrey ou Quentin Tarantino? Aqui encontras as listas de livros que estas personalidades recomendam. Tudo actualizado com base em notícias, artigos e / ou entrevistas que estes deram.
Four Minutes Books
Este é um dos sites que consulto há mais tempo. Resumem numa frase o livro, partilham as 3 principais lições que podemos aprender com o mesmo e destacam uma citação do mesmo. Para além disso, começaram a criar resumos em vídeo no seu canal de YouTube.
Blinkist
No Blinkist vais encontrar resumos de 15 minutos, ou menos, em formato áudio e texto de milhares de livros. Uma forma rápida e bastante prática de ter uma ideia se o livro é ou não um bom investimento – de tempo e dinheiro.
Shortform
Aqui irás encontrar o resumo de mais de 1000 livros de não-ficção. Irás ter acesso a resumos bem completos dos pontos-chave dos livros. Mais uma vez, tens a possibilidade de aceder em formato áudio ou texto.
Headway
Por fim, a Headway uma app que te oferece resumos em formato áudio ou texto dos melhores livros de desenvolvimento pessoal. Uma forma simples e prática de aceder a mais informação.
Rick Kettner
Uma descoberta recente mas com muito valor para mim. Boa parte dos livros que ele fez resumos / análises estão entre os que li ou pretendo ler. Vale a pena dares uma olhada ao site dele e entender se algum desses livros está entre os que pretendes ler. Se não for o caso, podes ainda descobrir algumas recomendações nas suas listas.
Ali Abdaal
Um youtuber que por aqui já referenciei partilha muitas vezes recomendações de livros e a sua análise aos mesmos. Já comprei pelo menos um livro com base num dos seus vídeos e foi sem sombra de dúvida uma boa compra. Explora o seu canal e vê o que por lá tem sobre livros.
Espero que esta lista de “ferramentas” te ajude, como me ajudam a mim. Agora podes voltar a olhar para os TOP’s de recomendações que por aí andam com outra tranquilidade. Será que esse livro é mesmo o melhor para ti? Será que vai ser tão transformador como foi com essa pessoa?
Ler o livro dá te as respostas a estas perguntas, mas antes de investir tempo e dinheiro pode bem valer a pena explorar algumas destas plataformas.
Quanto a recomendações de livros de uma forma objectiva, sabes que podes encontrar aqui alguns.