fbpx

Swipe File uma ferramenta de Produtividade

Cria o teu Swipe File

Na sua origem um swipe file era uma colecção de anúncios, imagens, entre outros itens de comunicação criado por copywriters e directores criativos, estes usavam esta informação como referência em futuros projectos. Um swipe file era assim um arquivo de ideias, organizado por forma a agilizar o pensamento criativo.

Mas hoje, qualquer profissional deveria ter o seu swipe file. Este é um sistema que permite aceder rapidamente a informação importante para desempenhar o nosso trabalho, por isso, é uma das mais valiosas ferramentas de produtividade que conheço.

Como criar o meu swipe file?

É muito simples. Hoje existem várias aplicações ao teu alcance, e é bem provável até, que já utilizes algumas delas.

O teu swipe file será uma colecção de itens (imagens, artigos, vídeos, áudios, etc.) que vais utilizar como referência futura e por isso deve ser de fácil acesso. Podes utilizar um Google Drive, o Notion ou o Evernote, por exemplo, para criares o local onde irás guardar toda a informação. Importa que estejas familiarizado com o mesmo e que o uses com alguma agilidade.

O primeiro erro pode ser precisamente escolher uma plataforma que te irá criar mais dificuldades do que o contrário. Se isso acontecer, irás acabar por abandonar esta ferramenta.

A forma como organizas é também importante. Pensa na estrutura antes de iniciares a sua construção. Vais dividir por áreas ou projectos? Vais preferir ter uma navegação por tags? A plataforma permite pesquisa rápida? Vais partilhar com terceiros?

Respondendo a estas questões poderá ser mais simples tomar decisões.

O meu swipe file tem…

Pessoalmente comecei por utilizar, durante muitos anos, o Evernote como plataforma onde guardava todos os itens que iam encontrando. Mas à medida que fui conhecendo melhor este conceito, e outras plataformas, fui pensando se faria sentido migrar. Recentemente tomei essa decisão.

Agora sou mais um dos que utiliza o Notion. Sei que não é a plataforma mais simples e recomendável para todos. Acabei por ter de investir algum tempo a entender melhor o seu funcionamento. Vi vários vídeos sobre como outros a utilizavam, experimentei e testei. Há muito conteúdo online sobre a mesma e, se tens interesse por esta plataforma, recomendo que faças o mesmo que eu.

Mas no meu “swipe stack” há espaço ainda para outras plataformas / ferramentas. Tenho instalado no meu chrome algumas extensões que me permitem agilizar o processo de recolha. E elas são:

– A Nimbus uma extensão que me dá a possibilidade de fazer screenshots (recolha imagens) de forma rápida;
– A extensão do Mailbrew que utilizo para guardar artigos e/ou tweets;
– O SwipeWell, uma nova plataforma, que uso para guardar websites, emails, etc. em formato imagem. Basta clicar na extensão e faz print completo do ecrã;
– E por último, um dos que gera mais curiosidade quando a partilho: um grupo no Whatsapp, onde estou sozinho, e que me permite guardar ideias, links, etc.

Se ainda não tens o teu Swipe File eu desafio-te a criá-lo. Vais poupar imenso tempo a procurar aquele artigo, anúncio ou ideia que tiveste. O teu cérebro não foi desenhado para guardar, mas para processar. Cria um Swipe File e acelera os teus processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *