fbpx

Num momento de incerteza o que fazer?

O melhor investimento

Vivemos tempos de muita instabilidade e incerteza. Tudo está a acontecer a uma velocidade estonteante. E parece mesmo que tudo acontece ao mesmo tempo.

Perante o que vivemos é natural que surjam dúvidas e preocupações ao nível financeiro. As decisões tornam-se mais complicadas e, em muitos casos, erradas.

É expectável, creio eu, que uma decisão de compra fora do habitual leve a uma maior ponderação. Tendencialmente as pessoas começam a pensar mais na poupança agora, por exemplo. Mas também as decisões nos investimentos podem ser afectadas.

Por exemplo, nos últimos dias (escrevo este artigo em Março de 2022), as oscilações nas bolsas têm sido de loucos. O que pode motivar algumas decisões mais precipitadas. No meu caso, os pequenos investimentos que tenho em bolsa têm sofrido fortes oscilações ao longo dos últimos dias. E isso poderia levar-me a vender quando ainda estava no verde. Mas, felizmente, já tive oportunidade de ler e aprender um pouco mais sobre a psicologia aplicada a área financeira e tenho conseguido tomar decisões ponderadas.

Por isso a resposta à pergunta “Num momento de incerteza o que fazer?” é: investir.

A importância de investir

Sim, este é o momento certo para investir. Pode ser uma oportunidade para investir na bolsa e reforçar algumas posições, aproveitando as quedas. Mas também um momento de investir no teu conhecimento.

Sobre os investimentos em bolsa, ou em qualquer outro activo, não sou a pessoa indicada para te aconselhar. Há muita gente a criar conteúdo sobre o tema bem mais preparada que eu. Para além disso, acredito que é daquelas áreas que o que serve a A não serve, obrigatoriamente, a B. Temos de ter muito cuidado.

Quanto ao investimento em conhecimento, penso que posso arriscar dar-te umas dicas. Na verdade há muitas formas de investires no teu conhecimento, mas a mais fácil, e eventualmente mais barata, passa por um bom livro.

Posso dizer-te que ao longo dos últimos anos tenho investido tempo e dinheiro nesta área. Já ouvi muitos podcasts, vi vários vídeos, fiz inclusive cursos, mas os livros têm-me trazido sempre mais e melhor conhecimento. Por isso recomendo-te aqui os melhores que li até ao momento:

  1. “O Homem Mais Rico da Babilónia” de George S. Clason
  2. “Multiplique o seu Dinheiro” de Ariana Nunes
  3. “Segredos da Mente Milionária” de T. Harv Eker
  4. “A Psicologia do Dinheiro” de Morgan Housel

“O Homem Mais Rico da Babilónia” de George S. Clason

Este livro é um clássico para quem procura aumentar a sua literacia financeira. Escrito de uma forma muito simples, ele vai-te transmitir alguns ensinamentos essenciais na área financeira.

George S. Clason relata-nos a história de um homem que ambiciona ser rico e que o consegue através da aplicação das cinco leis de ouro. Um livro que resulta da compilação de uma série de panfletos informativos escritos em 1926.

O facto de ser um livro pequeno (128 páginas) e como está escrito, permitem uma leitura muito fluída e rápida. Eu recomendaria a leitura deste livro a todos, mais novos ou mais velhos, já que será mais entretenimento do que “análise técnica”.

Podes saber mais ou comprar o livro AQUI.

“Multiplique o seu Dinheiro” de Ariana Nunes

Já tive oportunidade de fazer uma review sobre este livro por aqui. Mas volto a reforçar que este pode bem ser o livro que procuras se pretendes saber um pouco mais de aspectos técnicos.

Com uma escrita simples e directa a Ariana consegue tornar o tema, muitas vezes pesado, em algo tema acessível a todos. A utilização do seu exemplo, de quem procurava mais informação, que posteriormente começou a investir, etc. fazem deste livro um óptimo guia para quem se está a iniciar na área.

Sabe mais sobre este livro aqui.

“Segredos da Mente Milionária” de T. Harv Eker

Foi dos primeiros livros que li sobre o tema e nas primeiras páginas fiquei de rendido à desconstrução que fez a uma série de crenças que eu tinha sobre o dinheiro.

Foram várias as recomendações que li, vi e ouvi sobre o mesmo. E a sua compra era já uma questão de tempo. Felizmente que entendi a necessidade, urgência mesmo, de saber mais sobre a área financeira.

O livro leva-nos a reflectir sobre as crenças que temos relativamente ao dinheiro. De onde surgiram e porque existem. No meu caso, muito por “culpa” dos meus pais a minha relação com o dinheiro sempre foi muito de preocupação. Ou seja, vivo sempre muito preocupado com o dinheiro que posso viver a necessitar. E isso pode causar desconforto no momento de usufruir algumas coisas. Posso não tirar real proveito das coisas porque me lembro do dinheiro que gastei nas mesmas. Mas isso pode mudar. Com treino mudas esse mindset. Estou nesse processo.

Além disso, há uma série de outros ensinamentos, uns em que acredito mais que outros, que podem ajudar-te a ter uma relação mais saudável com o dinheiro.

Para comprar ou saber mais clica aqui.

“A Psicologia do Dinheiro” de Morgan Housel

Este é para mim dos melhores livros sobre o tema de longe. Mas é pouco provável que te cruzes com recomendações do mesmo. Penso que ainda está “fora” dos radares de muitas referências desta área.

Ao longo do livro Morgan Housel explica-nos de que forma as pessoas pensam sobre dinheiro. Como tomam decisões na vida real. Quer sejam em investimentos, nos negócios ou a nível pessoal. Mais do que a parte matemática, de análise, o comportamento humano é a parte mais importante.

No momento em que entenderes melhor como pensas, como todos pensamos, vais perceber como podes mudar.

Descobre mais, ou compra-o, aqui.

Conclusão

Acredito verdadeiramente que em momentos como este devemos manter a nossa estratégia de investimento. É óbvio que no caso de investimentos financeiros isso pode justificar algumas correcções. Mas já quanto ao mais importante de todos, não faço cedências. Falo do investimento em conhecimento. Esse é que irá fazer toda a diferença.

O resultado desse investimento está na forma como fazes a diferença e te diferencias no mercado. Não cedas, assume um compromisso contigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *