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1. Período experimental
Encontrou online um novo software que lhe irá permitir realizar uma determinada tarefa de forma mais rápida e eficaz. Decide experimentar o mesmo, afinal, no topo da página está lá a opção “Experimente Grátis”.
Mas imagine que era o gestor deste software, é bem provável que se questione sobre qual deverá ser a duração do período de oferta. Afinal é muito comum vermos este tipo de ofertas por períodos entre os 14 e os 30 dias. Mas qual a melhor opção?
Em estudos que compararam os dois períodos de tempo, as conclusões foram de que 102% mais pessoas utilizaram o produto quando a opção era de 14 dias, em comparação com a opção 30 dias. As pessoas que optaram pelo período de 30 dias achavam que tinham muito tempo, esquecendo-se assim de usar o produto.
2. Mindset de escolha
Agora que terminou o seu período experimental pretende avançar com a subscrição paga do software.
Entra na página e escolhe subscrever o serviço com pagamento mensal. Antes de terminar o processo de subscrição é surpreendido com 3 simples questões na página de checkout:
– Irá utilizar este software de forma diária? Sim | Não
– A utilização deste software está relacionado com objectivos profissionais? Sim | Não
– Pretende subscrever o plano: Semestral | Anual
Ao ver estas questões opta por responder às mesmas, afinal são rápidas e simples. Mas essa decisão acaba por condicionar e mudar tudo. A partir desse momento o seu “mindset de escolha” é activado, agora terá tendência sempre para tomar uma decisão.
Tinha optado por um pagamento mensal, mas agora foi lhe pedido para escolher entre “Semestral” e “Anual”, tendo em conta que já tomou duas decisões, a terceira é tomada de forma automática. O seu lado irracional tomou o comando do seu cérebro.
Optar por implementar uma estratégia como esta poderá permitir-lhe aumentar o período de subscrição do serviço e o valor que recebe de imediato. Com uma simples escolha.

3. Os seus clientes, a sua força de vendas
Faça dos seus clientes a sua força de vendas. Mas como?
Imagine o seguinte cenário: vai lançar um curso online, com um PVP de 500€, valor para inscrição individual. No entanto, anuncia também o valor do curso para grupo, e este é de 250€ (50% de desconto!). E neste caso, quantas pessoas são necessárias para formar um grupo? Apenas 2.
Com esta dinâmica acabou de colocar do lado do seu cliente uma simples opção: pode pagar 500€ pelo curso ou, se encontrar outra pessoas interessada e disposta a fazer o curso, ter 50% de desconto no valor do mesmo. O benefício é claro, a oferta simples e o processo nada complicado.
4. Mais subscritores para a Newsletter e Mais Vendas
É muito comum vermos a oferta de descontos ou ebooks como forma de motivação para subscrevermos uma newsletter. No entanto, não são muitos os casos em que é tirado partido do interesse imediato e da atenção do cliente.
Pense no seguinte exemplo, uma loja online de produtos para animais, decide oferecer um ebook sobre cuidados a ter com o seu cão, basta que subscreva a sua newsletter. Na verdade, isto era algo que procurava há algum tempo, decide subscrever a newsletter para ter acesso a este conteúdo. Coloca os seus dados no formulário e clica na opção “Receber o meu ebook”. Mas o que acontece de seguida? Deverá ter recebido no seu email o acesso ao ebook ou foi imediatamente direccionado para o mesmo. Mas terão sido estas as melhores opções?
Na verdade, a marca poderia tê-lo enviado para uma página de agradecimento, o que não seria nada de novo ou diferente. Mas nesse momento, nessa página deveria de aproveitar o momento e o seu interesse. Sabemos neste momento, porque fez download do ebook, que tem um cão e interesse em cuidar do mesmo, poderíamos colocar nesta página uma oferta de produtos de cuidados para cães, ou em alternativa, oferecer-lhe um desconto especial (válido por X horas) num produto ou gama de produtos. Esta é uma oportunidade que não deve, nem pode desperdiçar.
5. Mais Vendido ou Escolha do Consumidor
Se já teve oportunidade de comprar, ou simplesmente visitar, o site da Amazon já se terá cruzado com as indicações “Amazon Choice” e “Mais Vendido”.
Estes “truques” do marketing têm como objectivo activar reforçar no seu inconsciente a necessidade e vontade de comprar aqueles produtos. Ao ver estas indicações, praticamente elimina das suas opções as restantes, ou no limite, opta por ver em primeiro lugar aquelas.

Em resumo:
1. Período Experimental – Opte por oferecer 14 dias, menos tempo para experimentar, maiores as possibilidades de converter;
2. Mindset de escolha – Algumas questões antes do processo do checkout podem condicionar as escolhas, pondere se fará sentido e quais farão sentido;
3. Os seus clientes, a sua força de vendas – Clientes motivados podem ajudar a aumentar as suas vendas. Ofereça uma vantagem clara e simples;
4. Mais subscritores para a Newsletter e Mais Vendas – Aproveite todos os momentos em que cliente está em contacto com a sua marca para gerar uma venda;
5. Mais Vendido ou Escolha do Consumidor – As escolhas podem ser influenciadas, aproveite estas oportunidades.