Review Livro "Sem Limites" de Jim Kiwk | Rodolfo Cardoso

Review Livro “Sem Limites”

Review Sem Limites de Jim Kwik

De acordo com Eric Schmidt, ex-CEO da Google, “criaram-se 5 exabytes de informação desde os primórdios da civilização até 2003, mas essa quantidade de informação é criada agora a cada 2 dias”.

Quando pensamos sobre a quantidade de informação / conteúdos disponíveis sobre um determinado tema podemos correr o risco de entrar num sentimento de FOMO (Fear Of Missing Out). As nossas expectativas devem ser ajustadas à realidade, é praticamente impossível – diria mesmo impossível – consumir toda a informação disponível sobre um determinado tema. No entanto, temos a possibilidade de optimizar a forma como a consumimos e Jim Kwik mostra-nos o caminho.

Jim Kwik é o autor do livro “Sem Limites“, um especialista em desempenho cerebral que ao longo da sua carreira tem ensinado várias personalidades, desde CEO’s a artistas, a melhorar os seus resultados. Depois de sofrer um acidente durante a sua infância, Jim Kwik procurou soluções alternativas para melhorar a sua capacidade de aprendizagem, já que os métodos tradicionais não mostravam resultar com ele. Esta jornada, permitiu torná-lo num especialista em desempenho cerebral. Este livro é assim, o resultado de uma experiência na primeira pessoa, para além da sua aplicação em outros ao longo dos últimos 25 anos. Nele irás encontrar as técnicas básicas que nos permitem atingir todo o nosso potencial, através de um do recurso infinito – a mente humana – como Jim afirma.

O que esperar deste livro?
Se procuras melhorar a tua capacidade de reter informação, de aumentar o foco ou se queres aprender a ler mais rápido, aqui encontrarás várias técnicas que te ajudarão a alcançar esses objectivos. 

Neste livro o autor introduz-nos ao Modelo tripartido Sem Limites: Mentalidade, Motivação e Métodos. 

Mentalidade
Sobre o primeiro aspecto, a Mentalidade, Jim foca-se muito na importância de revermos as nossas crenças limitadoras (limitantes), de as entendermos melhor e vermos como estas podem / estão a condicionar o nosso desempenho. Diria que há muito de PNL nos capítulos que se focam na Mentalidade.

Motivação
Nos capítulos dedicados à Motivação, a procura de significado para as coisas e a energia são dois dos aspectos em maior foco.
O que te move diariamente? Quem és tu? Quais os teus valores? Se sabes responder a estas questões será mais fácil encontrar a tua Motivação. Procura um significado para as coisas, aí encontrarás a tua motivação. Queres ler este livro? qual o objectivo? Foca-te nisso e será mais fácil alcançar esse objectivo.

No que se refere à energia, o autor aponta vários aspectos que devemos ter em consideração, mas eu destacaria 3 em particular: descanso da mente, sono e alimentação. São três aspectos que não cuidamos particularmente bem e que menosprezamos diariamente.

Dicas práticas para melhor e mais energia:
– Praticar meditação;
– Praticar desporto todas as semanas, no mínimo 2,5h, vai ajudar a ter melhores noites de sono;
– Os melhores alimentos para o seu cérebro: abacate, mirtilos, brócolos, chocolate preto, ovos, vegetais verdes folhosos, salmão, sardinhas e caviar, curcuma, nozes e água.

Os hábitos também são um aspecto em análise neste livro e encontrarás aqui uma série de conselhos. No entanto, no que se refere à criação / gestão de hábitos eu recomendaria a leitura do Hábitos Atómicos de James Clear. O livro mais completo sobre este tema.

Lembras-te da última vez que começaste a fazer algo e perdeste a noção do tempo? O que foi, consegues recordar-te? Pois bem, estavas em estado de fluxo. Ter a capacidade de identificar e entrar em estado de Fluxo irá permitir-te aumentar substancialmente a tua produtividade. No livro irás encontrar as várias fases do estado de fluxo, como o encontrar e quais os seus principais inimigos.

Métodos
Por fim, os Métodos: foco, estudo, memória, leitura rápida e pensamento. Esta última parte do livro é mais prática e aqui irás encontrar vários exercícios para melhorar cada um destes métodos. Seria injusto e difícil resumir aqui alguns dos pontos que são partilhados neste capítulo.

Em suma, acredito que este livro poderá ser uma ferramenta muito interessante para melhorar alguns dos teus processos e consequentemente a tua produtividade. Mas acima de tudo, é um excelente contributo para nos lembrar que de facto a nossa mente não tem limites e que podemos aprender o que quisermos, quando quisermos, basta termos a vontade para o fazer.

Podes comprar o livro aqui ou aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *