Review Livro "Viver Sem Chefe" | Rodolfo Cardoso

Review Livro “Viver Sem Chefe”

Review livro Viver Sem Chefe

⏱ Tempo Leitura: 3 MIN

No livro “Viver sem Chefe“, Sergio Fernández procura ajudar todos os que trabalham de forma independente ou que assim o pretende fazer. De uma forma simples e bastante prática, mostra-nos quais são os 50 principais erros que um trabalhador independente ou freelancer, acaba por cometer algures no seu percurso. O livro encontra-se dividido em 5 partes:

  • Parte 1 – Erros comuns no planeamento do seu trabalho
  • Parte 2 – Erros frequentes no trabalho do dia a dia
  • Parte 3 – Erros frequentes nas relações com os outros
  • Parte 4 – Erros nas relações connosco mesmos
  • Parte 5 – Erros frequentes quando deixamos de trabalhar

Depois de ler este livro eu entendo que deveremos ver estes erros mais como regras. E explico-te porquê de seguida. Mas antes uma nota importante: este livro não é exclusivo para quem trabalha de forma independente ou o pretende fazer, é um livro para todos, pois fala – acima de tudo – sobre pessoas. Se pretendes melhorar a tua forma de trabalhar, ele ser-te-á bastante útil.

Confesso que a primeira vez com que me cruzei com este livro fiquei bastante interessado. Apesar de não trabalhar de forma independente, tenho particular interesse pela área. Acredito que em termos profissionais, mais tarde ou mais cedo, todos acabaremos por ter uma experiência deste género. E como tenho vários amigos a trabalhar como freelancers, pelos quais tenho a maior das admirações, procuro sempre entender um pouco melhor as suas experiências. E porquê? Porque acredito que todos podemos aprender muito sobre produtividade e performance com eles.

Quando este livro me chegou às mãos, rapidamente o li. Mas não, não é um livro pequeno (265 páginas), mas a forma como está construído permite que seja lido de uma forma rápida e fluída.

O que esperar deste livro?

Se estás a começar ou a ponderar trabalhar de forma independente. Se procuras uma motivação extra. Ou pretendes melhorar a tua forma de trabalhar. Este livro é um manual importante para ti.

Como já referi, foi um livro que li muito rapidamente e que me deu um enorme prazer. Foram vários os insights que retirei do mesmo, está literalmente cheio de notas.

Para mim torna-se complicado apontar uma outra ideia do livro, acredito que a forma como está escrito o torna mesmo num manual de boas práticas. Começa por falar, nos primeiros capítulos sobre objectivos, paixão e sucesso. Pontos muito importantes para quem está a começar uma carreira como freelancer. Nos seguintes aborda as vendas, um ponto sensível, e digo isto porque nem toda a gente gosta de vender, ou é um processo que é visto muitas vezes de forma menos positiva. As relações são outros dos aspectos em destaque. Assim como a comunicação.

Outro aspecto relevante está na forma como nos explica a importância de dizer não a trabalhos, clientes e parceiros. Assim como o de saber escolher parceiros, clientes e saber delegar tarefas. Coisas que à partida parecem óbvias, mas que se pensarmos bem, acabamos por ignorar – de uma forma consciente ou inconsciente.

Por fim, encontrarás ainda vários capítulos que referem a importância de manter-nos motivados, como o fazer, de procurar estar rodeados das pessoas certas e de continuar a melhorar constantemente.

Em resumo, e como tive já oportunidade de referir, este é para mim um excelente manual de apoio para qualquer trabalhador independente ou freelancer, qualquer que seja o ponto da sua carreira. Mas é o também para qualquer profissional que queira melhorar a sua performance. Um livro que se estiver na tua secretária, irás com certeza abrir quase diariamente para te lembrares de um ou outro conselho.

Podes comprar o livro aqui ou aqui.

wooklet-billboard

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *